Correio Popular Notícia



Prefeitura de Ji-Paraná adere ao Sistema Nacional de Cultura

Data da notícia: 13/07/2013
Foto:

(Da Redação) A cultura em Ji-Paraná acaba de galgar um novo e importante degrau. Ontem pela manhã (12), o prefeito Jesualdo Pires (PSB) assinou o termo de adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura), importante iniciativa estabelecida pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as políticas culturais promovidas por estados e municípios. Com isso Ji-Paraná já é a 18ª cidade do estado de Rondônia a integrar o programa.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130713-152.jpg[/IMG] O grande objetivo do SNC é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, de modo que todos os projetos possam ganhar a devida apreciação e continuidade, mesmo com a alternância dos governos. Este novo mecanismo assegura a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, de fundos de cultura e de vários outros procedimentos democráticos.
Esta adesão deu-se durante a abertura da etapa Municipal da Conferência Nacional de Cultura, na Câmara de Vereadores, diante de plenário repleto de cidadãos e de outras autoridades do município, entre elas a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa da Silva e dos vereadores Lorenil Gomes (PSC), Silvia Cristina (PDT) e Edvaldo Gomes (PSB), este último representando o presidente da Câmara, Nilton César Rios (PSB). ?Com este convênio vamos ter mais engajamento da sociedade civil em nossa sociedade e também muitas obrigações. Mas também vamos ter acesso a recursos que vão fortalecer de forma inédita a cultura de Ji-Paraná?, declarou o prefeito Jesualdo, em seu discurso de inauguração da conferência e momentos antes da assinatura do termo. O prefeito frisou que a expressão cultural faz parte do desenvolvimento integral do indivíduo dentro do contexto onde ele vive com sua família, ou seja, a cidade.
PALESTRAS - O evento teve sequência com duas palestras que foram ?Implementação do SNC, Cidadania , Direitos Culturais e Desenvolvimento?, conduzida pelo professor, ator e coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Francisco Santos Lima; e ?Produção Simbólica e Diversidade Cultural?, proferida por Jória Lima, presidenta da Fundação Cultural de Porto Velho. No período da tarde, ocorreram as proposições discutidas em torno de quatro eixos temáticos (Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento) e, a partir das 15 horas, a assembleia fez a escolha das propostas, bem como dos delegados que representarão Ji-Paraná na etapa estadual da conferência, com vistas à posterior participação na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília de 26 a 29 de novembro deste ano. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1375 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.